No DCO:
Por meio das redes sociais, o ex-presidente Lula saiu em franca defesa do único Estado Operário da América:
“O que está acontecendo em Cuba de tão especial para falarem tanto?! Houve uma passeata. Inclusive vi o presidente de Cuba na passeata, conversando com as pessoas. Cuba já sofre 60 anos de bloqueio econômico dos EUA, ainda mais com a pandemia, é desumano. Já cansei de ver faixa contra Lula, contra Dilma, contra o Trump… As pessoas se manifestam”.
Desde domingo, Cuba tem sido alvo de provocações do imperialismo, que, cinicamente, ao mesmo tempo em que mantém um embargo criminoso sobre a ilha, acusa o governo de tratar mal o seu povo. Trata-se evidentemente de uma manobra: não há uma crise social explodindo em Cuba, e as manifestações não são diferentes dos “coxinhatos” organizados pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos em todo o mundo.
Lula ainda deixou claro que não só os protestos não eram legítimos, como também que a reação do governo foi extremamente equilibrada:
“Você não viu nenhum soldado em Cuba com o joelho em cima do pescoço de um negro, matando ele”.
Por fim, Lula exigiu que o imperialismo suspendesse sua política criminosa de bloqueio econômico a Cuba:
“O bloqueio é uma forma de matar seres humanos que não estão em guerra. Do que os EUA têm medo? Eu sei o que é um país tentando interferir no outro.”
Comments