Milhares de jovens dizem que não retornarão a estudar pós pandemia e nem tentar ingressar na faculdade através do ENEM evidenciando a falta de perspectivas da juventude no país.
No Diário Causa Operária
Pesquisa divulgada dia 23 pelo Conselho Nacional da Juventude (Conjuve) aponta que 28% dos jovens e 15 a 29 anos pensam em deixar os estudos quando as escolas e universidades reabrirem, após a pandemia de Coronavírus. A pesquisa denominada “Juventudes e a pandemia do Coronavírus”, entrevistou 33.688 jovens por meio de questionário em todos os estados e distrito federal trazendo como resultado também que 50% dos estudantes firmam que não sabem se farão o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM).
O resultado da pesquisa evidencia a percepção dos jovens quanto à falta de perspectivas para o futuro em decorrência da crise econômica que atinge o país com reflexo no desemprego das famílias e que obriga a juventude a abandonar o estudos, aliada à política excludente da educação para os jovens das classes mais pobres que não possuem recursos para acompanhar as aulas EADs implementadas pelas instituições de ensino.
A desculpa da pandemia é usada pelo governo para por em prática aquilo que já era um projeto da direita nacional : estuda quem pode pagar, para os demais o destino de mão de obra barata para os capitalistas.
Comments